PSICOPEDAGOGIA-SP - Site elaborado para informações sobre a profissão, profissionais e informações a pacientes.

Psicopedagogia Clínica


 

O que é psicopedagogia?
 

É o estudo do processo de aprendizagem e suas dificuldades. Este estudo tem caráter preventivo e terapêutico, detectando as causas dos problemas de aprendizagem através de provas ( testes ) psicopedagógicos  tais como, provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA e  anamnese.

 Geralmente o período  para diagnosticar o problema psicopedagógico dura de 7 à 10 sessões de 50 minutos cada. Em alguns casos, o profissional pode encaminhar o paciente para outros profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, otorrinos,  entre outros para uma avaliação transdisciplinar.

Na clínica, o psicopedagogo fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões. O histórico do sujeito, desde seu nascimento, será relatado ao final das sessões numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsáveis.

Casos em que a Psicopedagogia é altamente indicada:

Afasias, Audiomudez, Disturbios afetivos (ansiedade, inibição, depressão,Dificuldade de leitura e escrita sem causa orgânica, Dificuldade de memorização, atenção e concentração, Distúrbio da lateralidade, Distúrbio na organização têmporo-espacial, Distúrbio motor, Disfalia, Disgrafia, Dislexia, Dislexia Disortografica, Hiperatividade, Instabilidade psicomotora, Gagueira.
 
 

PSICOPEDAGOGIA  por  Kelly Dalmas

 


 A Psicopedagogia segundo  a Associação Brasileira de Psicopedagogia - 1990, é a área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades.

  

Esta área surgiu da necessidade de um diagnóstico pedagógico visando esclarecer a inadaptação escolar e social, corrigindo-a; para tanto, seria necessário que um médico diagnosticasse o problema a ser tratado e geralmente as crianças que apresentavam dificuldades no aprendizado eram também portadoras de problemas motores, tuberculose, diabetes, cegueira, surdez entre outros.

 

Desta forma, os médicos educadores no intuito de trata-las, vincularam a ação do médico à de pedagogo. Como seria mais fácil a aceitação dos pais tratar seus filhos passando-os em uma consulta psicopedagógica e não com uma consulta médica, surgiu então, a psicopedagogia criando-se em 1946 em Paris, o 1º Centro Psicopedagógico .

As definições encontradas do que vem a ser psicopedagogia se assemelham:

A  Psicopedagogia é a área de estudo que tem como objetivo a aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem;  é também uma área de conhecimento que se dedica ao estudo do processo de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais. Pressupõe também a atuação tanto no processo normal do aprendizado, como na percepção de dificuldades(diagnóstico) e na interferência no planejamento das instituições e no trabalho de re-educação(terapia psicopedagógica).

Podemos dizer que a psicopedagogia é a área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades, com contribuições científicas das áreas do conhecimento como Psicologia, Neurologia, Pedagogia, Psicolingüística e Psicomotricidade.

 Segundo o professor  João Beauclair Mestre em Educação, afirma que a psicopedagogia é um campo de conhecimento que se propõe a integrar de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano.

ELABORANDO UM CONCEITO DE PSICOPEDAGOGIA

 

 É a  área de conhecimento onde há uma interação entre saúde/educação/sociedade pois o profissional precisa analisar os sintomas apresentados pelo indivíduo ( sejam eles: lentidão, dispersão, dificuldade de elaboração, compreensão, entre outros) sob a luz dos aspectos físico, emocional, social e cultural, levando-se em conta suas relações tanto com o ambiente familiar, como o escolar e o social. 

 CONCLUSÃO

 Ser psicopedagogo é atuar em diferentes campos de ação, situando-se tanto na área da saúde quanto na educacional, compreendendo as variadas dimensões da aprendizagem humana que ocorrem em todos os espaços e tempos sociais. O psicopedagogo  atua de forma preventiva e terapêutica e tem como papel principal ser um mediador de todo este processo.

  BIBLIOGRAFIA

 MANSINI, Elcie Lauzano(org.).Psicodedagogia na Escola  -

     Buscando condições para a aprendizagem significativa.São

     Paulo: Ed. Unimarco – Edições Loyola, 1993.


www.ndh.com.br

http://novaescola.abril.uol.com.br/ed/124_ago99

www.psicopedagogia.pro.br

www.clinicadefoniatria.com.br

 

 


“ Habilidade só se ganha fazendo”

( Ralph Waldo Emerson )




© 2001-2011 RJHost.com.br
Atendimento Clínico e Cursos: fone: (11) 3869- 3541 - e-mail: contato@psicopedagogia-sp.com

Acessibilidade

Teclado: Menu Principal » alt+m | Conteúdo » alt+c Controles de Acessibilidade: | A (Normal) | -A (Dininuir) | +A (Aumentar)