PSICOPEDAGOGIA-SP - Site elaborado para informações sobre a profissão, profissionais e informações a pacientes.

Desenhos e diagnósticos


O que se pretende em aulas de artes, é colocar as crianças em contato direto com a arte.

A arte envolve, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:

  experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais  e e técnicas, a relação entre perceber,  imaginar e realizar um trabalho de arte.

  a experiência de fluir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perspectivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.a experiência de refletir sobre arte como objeto de conhecimento onde importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.

Para a psicopedagogia, a arte vai além...

Desde criança, gostamos muito de desenhar. Qualquer cantinho vazio de papel, qualquer lugar que possamos rabiscar, lá estamos nós. Desenhamos qualquer coisa e dizemos qualquer significado e os adultos acham lindo, tudo que a criança faz de desenho e mostra aos pais, é lindo.

Estes desenhos no entanto, as vezes apresentam através da interpretação, atitudes negativas ou positivas, pois a criança desenha situações ou objetos por exemplo, da maneira que os interpreta e de acordo com a realidade em que vive.

 

O Psicopedagogo assim como o Psicólogo, tem habilidades para trabalhar com a criança através do desenho infantil, pois é através de um processo avaliativo e não só do desenho isolado, que estes profissionais poderão detectar algo importante que a criança esteja tentando nos transmitir. Através deste processo, pode-se detectar por exemplo, problemas emocionais, comportamentais, escolares, no âmbito familiar, depressão, entre outros. Verificado o problema, encaminha-se então a criança ao profissional habilitado para realização da terapia adequada.

 

Lembramos que é importante uma equipe multidisciplinar para a realização de um bom diagnóstico e terapia, contendo psicopedagogo e psicólogo, podendo também ser encaminhado o caso para avaliação com  fonoaudiólogo, neurologista,  otorrinolaringologista e oftamologista.

A criança é um todo, e não,  partes. Quando uma coisa não funciona bem, pode afetar outras coisas.

Para a avaliação diagnóstica através do desenho infantil, podemos realizar alguns testes como:

Projetivos

Avalia os vínculos relacionais que podem interferir no processo de aprendizagem.

  1. Alegoria Animais;
  2. Par Educativo;
  3. Os quatro momentos do dia;
  4. Desenho livre;
  5. Família Educativa;
  6. Plano de minha casa;
  7. Desenhos em episódios;
  8. Dia do meu aniversário.

Estes são alguns dos testes aplicados, dentre tantos.

Se desejar saber mais a respeito do assunto, entre em contato:

 


 

 

      contato@psicopedagogia-sp.com

 

 


 



© 2001-2011 RJHost.com.br
Atendimento Clínico e Cursos: fone: (11) 3869- 3541 - e-mail: contato@psicopedagogia-sp.com

Acessibilidade

Teclado: Menu Principal » alt+m | Conteúdo » alt+c Controles de Acessibilidade: | A (Normal) | -A (Dininuir) | +A (Aumentar)